"" Como Estudar a Bíblia: A importância do credo apostólico.

A importância do credo apostólico.

O CREDO DOS APÓSTOLOS




Quando começamos a estudar teologia vemos como é importante o conhecimento histórico, para entendermos o que acontece nos dias de hoje no cristianismo.
O credo apostólico nos dias de hoje é a base de credo de muitas igrejas cristãs.

Através desse estudo vamos ver a importância do credo apostólico para o cristianismo.


A Lenda e o Fato.


Há uma lenda do século IV que o Credo dos Apóstolos foi composto pelos doze apóstolos, cada um dos quais escreveu uma cláusula. Porém, o Credo não se divide em doze cláusulas! A lenda não foi questionada até o século XV, no século XVI ela foi geralmente abandonada. O que é fato: O Credo é o produto final do desenvolvimento gradual dos credos ocidentais. Todos parecem ter um antepassado comum: o “Velho Credo Romano”, que provavelmente data do final do século II. Durante os anos, novas cláusulas foram acrescentadas e houve pequenas mudanças na redação. A versão de hoje data do século VI ou VII, gradualmente ele se tornou a versão aceita, sendo adotado em Roma antigamente entre 800 e 1100.

Eu creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo seu Filho único, nosso Senhor. Ele foi concebido do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, foi sepultado e desceu ao inferno. Ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, ascendeu aos céus e assenta-se à mão direita de Deus Pai Todo-Poderoso. De onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Eu creio no Espírito Santo, na santa igreja católica, na comunhão dos santos, no perdão de pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

O Desenvolvimento e Aceitação do Credo.


“Ele desceu ao inferno” (“regiões mais baixas”), esta frase não entrou nos credos ocidentais até o final do século IV, mas ela tem uma história mais antiga no oriente. Ela foi ligada com idéia de o “atormentador do inferno”. Jesus Cristo desceu ao inferno para libertar seu povo e para triunfar sobre o diabo. Isto se tornou um tema muito popular nas artes.

“A comunhão dos santos”. A primeira evidência desta cláusula num credo ocidental é do século V. Provavelmente significa “comunidade dos santos/pessoas santas”. No quinto século isto foi usado para defender o crescente culto aos santos, a prática de venerá-los e suas relíquias (restos).


O Credo dos Apóstolos tem sempre desfrutado larga aceitação no ocidente, entre a maioria dos grupos protestantes, bem como entre os católicos romanos. Ele nunca tem tido uso geral na igreja oriental, embora seja tratado com respeito.


Quer Aprender mais sobre a palavra de Deus? Quero compartilhar com você esse lindo testemunho de vida, espero que você goste. É só assistir ao vídeo. Que Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fé um mistério de Deus

Todos os dias nos deparamos com situações que colocam nossa fé a prova e cada vez mais o pluralismo, relativismo e humanismo usam argumento...