"" Como Estudar a Bíblia: Estudo sobre A revelação pessoal e especial de Deus

Estudo sobre A revelação pessoal e especial de Deus

A revelação pessoal e especial de Deus

 



A palavra “revelação”, tanto no hebraico como no grego, dá a idéia de fazer conhecer o que está encoberto.

Deus nos deu uma revelação específica de Si mesmo através das Escrituras, a Bíblia. A Bíblia não nos foi dada de uma só vez. Ela foi formada durante um período de cerca de 1.500 – 1.600 anos. Durante esse período, Deus usou várias maneiras para Se revelar. A revelação foi progressiva, tanto no seu conteúdo como nos seus métodos.

“A revelação especial era necessária porque a raça humana havia perdido o relacionamento de favor que, antes da queda, tinha com Deus”

Ø A revelação tem como objetivo aprofundar o nosso relacionamento com Deus. Não é só para aumentar os nossos conhecimentos.
Ø O pecado diminui a compreensão humana da revelação geral.
Ø “A revelação especial precisava remediar tanto o conhecimento humano como o relacionamento com Deus”4.
Ø A revelação de Deus é pessoal:
o Ele se apresenta a pessoas usando um nome pessoal – Ex 3:14.
o Ele firmou alianças pessoais com indivíduos (Noé, Abraão) e com a nação de Israel.
o Existem inúmeros relatos bíblicos de experiências pessoais com Deus.
o O objetivo da revelação é pessoal – para cada pessoa individualmente. A decisão de desenvolver um relacionamento com Deus é pessoal.


Deus se revela de forma que possa ser entendido por seres humanos limitados pelo espaço, pelo tempo e pelos seus cinco sentidos.

o Ele se revelou dentro de um contexto histórico e cultural.
o A encarnação de Jesus também foi na forma de uma pessoa.


Ø A Revelação foi progressiva :



o aparições (teofanias) para comunicar alguma coisa (a Abraão – Gn 17:1; a Isaque – Gn 26:2; a Jacó – Gn 32:30; a Moisés – Ex 3:2-6; a Gideão – Jz 6:12).

o sonhos e visões – Nm 12:6.
o milagres, sinais e prodígios – Exemplos: sinais, pragas e milagres na saída do Egito.
o eventos históricos:
§ O dilúvio,
§ O resgate dos hebreus do Egito para conduzi-los à Terra Prometida,
§ A derrota dos inimigos de Israel,
§ O cativeiro de Israel,
§ A crucificação e ressurreição de Cristo,
§ O naufrágio de Paulo.

o profecias – Deus, se revelando a profetas, indivíduos escolhidos para Seu serviço, e depois enviando-os ao povo para dizer aquilo que tinham recebido. Deus não fala ao profeta, mas pelo profeta. Em hebraico a palavra “profeta” significa “chamado, arauto, anunciador”. Os profetas estavam, evidentemente, sob a ação do Espírito de Deus (Ex 4:10-12; Dt 18:18; Am 3:7; 2 Pe 1:21). Na Bíblia, as visões e as palavras (vindas de Deus) são geralmente confundidas. Esta é a revelação através do discurso divino.
o a revelação de Deus em Jesus Cristo (a encarnação) – Jesus Cristo, que era Deus, veio ao mundo e encarnou. Sua pessoa e ensinamentos eram uma revelação de Deus (Jo 1:18; 14:9; Mt 11:27; Cl 2:9; Hb 1:1-2).
o as Escrituras – Todas as revelações enumeradas acima foram dadas a indivíduos ou a gerações que hoje não mais existem. O que poderíamos saber dos conhecimentos recebidos se eles não tivessem tomado uma forma definitiva dentro de um livro inspirado? Foi necessário colocar a revelação de Deus em forma durável e acessível a todos em todas as épocas. Por isso temos a Bíblia.


§ Como a composição da Bíblia foi terminada (veremos isso mais tarde), as novas revelações de Deus destinadas a todos os homens cessaram. Não há mais novas doutrinas dadas por revelação através de seja lá

qual for o método ou a quem quer que seja. Não existem mais novas revelações de Deus quanto à Sua pessoa ou quanto à doutrina.

§ Aqueles que adicionam à Bíblia (ou dela eliminam) estão em perigo – Ap 22:18, 19. Em outras palavras, nada deve ser acrescentado à Bíblia.

§ A Bíblia é o único livro que é realmente a Palavra de Deus. Ela é a única autêntica revelação de Deus.

§ Os profetas de hoje não podem receber novas revelações da parte de Deus. Essas revelações cessaram.

§ O próprio Senhor Jesus Cristo e os apóstolos nos preveniram contra os falsos profetas – Mt 7:15-20; Mt 24:11, 24; At 13:6-8 ; 2 Pe 2:1 ; 1 Jo 4:1. Todos aqueles que dizem possuir uma nova revelação de Deus são falsos profetas.

§ A Bíblia nos diz para colocar à prova os profetas para ver se eles são de Deus ou não. Dt 13:1-5; 18:20-22.
Outras referências: 1Pe 1:10-12; 1Pe 1:19-21; Hb 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fé um mistério de Deus

Todos os dias nos deparamos com situações que colocam nossa fé a prova e cada vez mais o pluralismo, relativismo e humanismo usam argumento...