A revelação pessoal e especial de Deus
A palavra “revelação”, tanto no
hebraico como no grego, dá a idéia de fazer conhecer o que está encoberto.
Deus nos deu uma revelação
específica de Si mesmo através das Escrituras, a Bíblia. A Bíblia não nos foi
dada de uma só vez. Ela foi formada durante um período de cerca de 1.500 –
1.600 anos. Durante esse período, Deus usou várias maneiras para Se revelar. A
revelação foi progressiva, tanto no seu conteúdo como nos seus métodos.
“A revelação especial era
necessária porque a raça humana havia perdido o relacionamento de favor que,
antes da queda, tinha com Deus”
Ø A revelação tem como objetivo aprofundar o nosso
relacionamento com Deus. Não é só para aumentar os nossos conhecimentos.
Ø O pecado diminui a compreensão humana da revelação
geral.
Ø “A revelação especial precisava remediar tanto o
conhecimento humano como o relacionamento com Deus”4.
Ø A
revelação de Deus é pessoal:
o Ele se
apresenta a pessoas usando um nome pessoal – Ex 3:14.
o Ele firmou
alianças pessoais com indivíduos (Noé, Abraão) e com a nação de Israel.
o Existem
inúmeros relatos bíblicos de experiências pessoais com Deus.
o O objetivo da revelação é pessoal – para cada pessoa
individualmente. A decisão de desenvolver um relacionamento com Deus é pessoal.
Deus se revela de forma que
possa ser entendido por seres humanos limitados pelo espaço, pelo tempo e pelos
seus cinco sentidos.
o Ele se
revelou dentro de um contexto histórico e cultural.
o A encarnação de Jesus também foi na forma de uma
pessoa.
Ø A Revelação foi progressiva :
o aparições
(teofanias) para comunicar alguma coisa (a Abraão – Gn 17:1; a Isaque – Gn
26:2; a Jacó – Gn 32:30; a Moisés – Ex 3:2-6; a Gideão – Jz 6:12).
o sonhos
e visões – Nm 12:6.
o milagres,
sinais e prodígios – Exemplos: sinais, pragas e milagres na saída do Egito.
o eventos históricos:
§ O dilúvio,
§ O resgate dos hebreus do Egito para conduzi-los à Terra
Prometida,
§ A derrota dos inimigos de Israel,
§ O cativeiro de Israel,
§ A crucificação e ressurreição de Cristo,
§ O naufrágio de Paulo.
o profecias
– Deus, se revelando a profetas, indivíduos escolhidos para Seu serviço, e
depois enviando-os ao povo para dizer aquilo que tinham recebido. Deus não fala
ao profeta, mas pelo profeta. Em hebraico a palavra “profeta”
significa “chamado, arauto, anunciador”. Os profetas estavam, evidentemente,
sob a ação do Espírito de Deus (Ex 4:10-12; Dt 18:18; Am 3:7; 2 Pe 1:21). Na
Bíblia, as visões e as palavras (vindas de Deus) são geralmente confundidas.
Esta é a revelação através do discurso divino.
o a revelação
de Deus em Jesus Cristo (a encarnação) – Jesus Cristo, que era Deus, veio ao
mundo e encarnou. Sua pessoa e ensinamentos eram uma revelação de Deus (Jo
1:18; 14:9; Mt 11:27; Cl 2:9; Hb 1:1-2).
o as Escrituras – Todas as revelações enumeradas acima foram
dadas a indivíduos ou a gerações que hoje não mais existem. O que poderíamos
saber dos conhecimentos recebidos se eles não tivessem tomado uma forma
definitiva dentro de um livro inspirado? Foi necessário colocar a revelação de
Deus em forma durável e acessível a todos em todas as épocas. Por isso temos a
Bíblia.
§ Como a composição da Bíblia
foi terminada (veremos isso mais tarde), as novas revelações de Deus destinadas
a todos os homens cessaram. Não há mais novas doutrinas dadas por revelação através
de seja lá
qual
for o método ou a quem quer que seja. Não existem mais novas revelações de Deus
quanto à Sua pessoa ou quanto à doutrina.
§ Aqueles que adicionam à Bíblia (ou dela eliminam)
estão em perigo – Ap 22:18, 19. Em outras palavras, nada deve ser acrescentado
à Bíblia.
§ A Bíblia é o único livro que é realmente a Palavra de
Deus. Ela é a única autêntica revelação de Deus.
§ Os profetas de hoje não podem receber novas revelações
da parte de Deus. Essas revelações cessaram.
§ O próprio Senhor Jesus Cristo e os apóstolos nos
preveniram contra os falsos profetas – Mt 7:15-20; Mt 24:11, 24; At 13:6-8 ; 2
Pe 2:1 ; 1 Jo 4:1. Todos aqueles que dizem possuir uma nova revelação de Deus
são falsos profetas.
§ A
Bíblia nos diz para colocar à prova os profetas para ver se eles são de Deus ou
não. Dt 13:1-5; 18:20-22.
Outras referências: 1Pe 1:10-12; 1Pe 1:19-21; Hb
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