"" Como Estudar a Bíblia: Fé um mistério de Deus

Fé um mistério de Deus

Todos os dias nos deparamos com situações que colocam nossa fé a prova e cada vez mais o pluralismo, relativismo e humanismo usam argumentos que nos colocam em situações difíceis, por motivos cada vez mais bem fundamentados em maus testemunhos e condutas um tanto reprovável por parte daqueles que deveriam honrar a fé cristã (I Pe 3:15).
               Cada época tem seus desafios e empecilhos próprios. E isso exige conseqüentemente a adaptação da apologética cristã, para que possa responder de forma efetiva às demandas do seu contexto social, sobretudo para desfazer preconceitos contra o pensamento cristão, desmascarar vãs filosofias e destruir os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus (II Co 10.5).

               Fundamentados nisto vem à importância de cada vez mais estarmos bem alicerçados e com bons argumentos para responder a todos esses questionamentos e até mesmo debater a verdadeira razão de nossa fé (II Tm 2:15). Existem duas palavras gregas para exprimir o sentido da fé, “pistis” convicção fundamentada na confiança em uma pessoa “pisteuein” expressa à aceitação a palavra de Deus com real confiança no Senhor. Será que de fato estamos fundamentados em Jesus e com convicção em sua palavra, pois sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).




    1- FÉ É UM MISTERIO DE DEUS

            Confiança em Deus, crendo que Ele faz e fará o que promete (II Cr 20:20). Todo ser humano, ciente da realidade, deve fazer sempre uma avaliação pessoal de todos os empecilhos que possam estar obstruindo a operosidade da fé em sua vida (Ef 5:15).
            Nossa fé é constantemente desafiada; milhares de situações as mais diversas, são provas de fogo que tentam sufocá-la. Somos desafiados a cada minuto, pois estamos num contexto de guerra espiritual contra demônios, a carne e o mundo (Ef 6:12). Nessa guerra não existe empate, somente os vencedores e os vencidos. E não há vitória sem fé, pois a fé sustentadora consegue trazer para a nossa realidade diária aquilo que se encontra á disposição do crente nas dimensões celestiais (Rm 4:17; Ef 1:3). O homem de Deus vive não somente pelo que consegue perceber com seus sentidos e analisar com sua razão (Hc 2:4). Se o povo de Deus dependesse unicamente da lógica, seria totalmente limitado pelo natural e estaria em situação idêntica aos incrédulos.
            Todo esforço humano, na tentativa de desvendar um mistério de Deus, antes do tempo determinado para a sua revelação, resultará num enorme fracasso, pois é algo que vai além de nosso entendimento natural, pois se trata de um segredo espiritual oculto ao entendimento humano até o momento da revelação divina (I Tm 3:9). Mas quando vivemos na dimensão da fé não temos limites, exceto a vontade de Deus. Somente a vontade dEle pode limitar nossa fé em direção ao impossível (Hb 11:1).
             A confiança é um atributo ou faculdade mental de todo ser humano, variando apenas em proporção, sendo que pode exercer em maior ou menor nível, ante as inúmeras situações. A confiança natural jamais poderá ser confundida com a Fé espiritual. A vida humana seria dificílima de ser suportada sem a Fé, importa dizermos que a Fé não vem enquanto não ouvir a verdade (Rm 10:17)

  2- BIBLÍA SAGRADA

                 A bíblia, antes de tudo, é a mensagem de Deus para o homem, o Manual do Criador para todo ser humano, sendo que a mesma é infalível em todo seu conteúdo, mesmo tendo sido escrito por meio de homens, porém foi Deus que usou pessoas para que sua Palavra fosse registrada em linguagem humana. A bíblia não é fruto da imaginação ou da necessidade do homem em criar mitos para sua sobrevivência (II Tm 3:16 – 17).
                Considere os exemplos a seguir-nos quais a Bíblia já foi provada ser precisa, mesmo quando "estudiosos" não concordaram com ela.
2.1 - A Nação Hetéia: Durante anos descrentes diziam que a Bíblia estava errada. Depois, em 1906, Hugo Winckler desenterrou Hattusa, o capitão heteu (2 Sm 11:3,6,17,24; Gn 15:19-21; Nm 13:29; Js 3:10) no auge, a civilização hetéia disputou com o Egito e a Assíria em esplendor!
2.2 - Pitom e Ramessés: Os escravos israelitas construíram estas cidades egípcias usando tijolos de barro misturado com palha, depois de barro com restolho, e depois apenas de barro (Ex 1:11; 5:10-21). Em 1883, Naville examinou as ruínas de Pitom e achou os três tipos de tijolos.
2.3 - O Livro de Atos: Icônio ficava numa região diferente de Listra e Derbe (Atos 14:6). O ponto decisivo foi quando ele provou que, ao contrário da sabedoria já aceita, a Bíblia estava certa quando deixa subentendido.
                
             A arqueologia tem confirmado inúmeras passagens que tinham sido rejeitadas por críticos como não-históricas ou contraditórias a fatos, Não sabemos de nenhum caso no qual a Bíblia foi provada errada.                                                                              Enquanto a Bíblia já foi provada ser precisa repetidamente, aqueles que criticam a Bíblia foram incapazes de provar o contrário. Isso certamente fortalece nossa fé em outros ensinamentos bíblicos.
                   A base da fé cristã é a bíblia sagrada, pois cremos que é uma palavra divinamente inspirada por Deus dada aos homens como manual de conduta, regra e pratica para salvação. Agora, em nossos dias o evangelho primitivo não é menos ofensivo, pois continua contradizendo a cada “ismo” presente em nossa cultura: humanismo, relativismo e pluralismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fé um mistério de Deus

Todos os dias nos deparamos com situações que colocam nossa fé a prova e cada vez mais o pluralismo, relativismo e humanismo usam argumento...