SEITAS E HERESIAS
Juntamente
com o desenvolvimento da doutrina teológica, desenvolviam-se também as seitas,
ou como lhes chamavam, as heresias na igreja cristã. Os cristãos não só lutaam
contra as perseguições , mas contra as heresias e doutrinas corrompidas.
Os
Gnósticos Do grego "Gnósis = Sabedoria, Conhecimento" Acreditavam
que Deus Supremo é espírito absoluto e causa de todo bem, enquanto a matéria é
completamente má criada por um ser inferior que é Jeová. O propósito é então
escapar deste corpo que aprisiona o espírito. Afim de chegar a libertação, é
necessário que venha um mensageiro do reino espiritual. Cristo. Cristo portanto
não era matéria, possuía somente a natureza divina.
Os
Ebionitas Do hebraico que significa "Pobre" eram judeus-cristãos
que insistiam na observância da lei e dos costumes judaicos. Rejeitavam as
cartas escritas por Paulo. Eram considerados como apostatas pelo Judeus não
convertidos.
Os
Maniqueus De origem persa, foram chamados por esse nome, em razão de seu
fundador Ter o nome de Mani. Acreditavam que o universo compõe-se do reino das
trevas e da luz e ambos lutam pelo domínio do homem. Rejeitavam a Jesus, porém
criam em um "Cristo celestial".
Marcion
Nativo de Porto, foi a Roma perto de 138 e se tornou
membro da Igreja de Roma. Não conseguiu
leva a igreja a aceitar seu ponto de vista, assim que organizou os seus seguidores numa igreja cismática e expandiu
a obra até ter congregações em quase todas
as províncias. Embora talvez não seja correto chamar Marcion de
gnóstico, ele compartilhou vários de
seus pontos de vista: judaísmo é mau. Jeová não é o mesmo Deus do NT. Baseou-se quase que exclusivamente
em Paulo. Contrastou a imoralidade e
crueldade do AT., com a espiritualidade, misericórdia, bondade e alta
moral do NT.
Embora conceba o nascimento,
vida e morte de Jesus como apenas aparente, Marcion insiste na obra redentora de Cristo como
necessária para a salvação dos homens. O
marcionismo achou fácil aceitação na Mesopotâmia e na Pérsia e
sobreviveu lá durante alguns séculos.
Montanismo
É uma reação às inovações que foram introduzidas nas
igrejas pelo gnosticismo e paganismo
em geral às custas da fé e da moral. Foi organizado na Frígia entre 135 e
160 por Montano com Priscila e
Maximinia (profetizas do movimento) em resposta a uma iluminação do Paracletos, para proclamar o
estabelecimento do reino de Cristo e pregar
contra o mundanismo das igrejas. Algumas das doutrinas desenvolvidas ( e
pelas quais foram rejeitados)
tornaram-se ensino básico da Igreja católica 2 séculos depois: exaltação da castidade e viuvez; divisão dos pecados
em mortal e venial, exaltação do martírio.
Tornou-se o precursor do
cristianisno ascético. Suas doutrinas em geral eram as mesmas do cristianismo católico. Reivindicaram ter recebido revelações divinas enquanto em estado de êxtase. O espírito lhes dava a
interpretação ascética de certas passagens
bíblicas. O montanismo é uma explosão de profetismo, dando importância
especial a visões e revelações. Tem
caráter essencialmente escatológico. Para eles o período do Parácletos (Espírito Santo) se iniciou com
Montano. A nova Jerusalém será inaugurada
para o reino de 1.000 anos. Assim que é necessário viver em continência
e prepara-se para tanto. Nenhum dos
que escreveram contra o montanismo vê neles uma heresia. Ao contrário vê nele "tendências arcaicas"
O Novacionismo
Foi o montanismo reaparecendo numa outra época, sem
as reivindicações proféticas que
desapareceram. Novaciano foi condenado em 251 por um concílio romano que
reunia 60 bispos. Após a perseguição de
Décio, quando muitos negaram a fé, Novaciano
liderou os que queriam muito rigor para os que cairam. Este movimento
cismático encontrou muita recepção na África e na Ásia Menor, onde absorveu o
que restou dos montanistas. Sua
doutrina era igual à das igrejas católicas. Foi apenas a questão de disciplina que questionavam: condições para
ser membro da igreja e perdão de certos
pecados específicos. Enquanto Cipriano admitia a reconciliação dos
caídos "após uma penitência
severa e prolongada: . Novaciano considerava que "reconciliação alguma
lhe pode ser concedida" Para
Novaciano a igreja se identificava com um pequeno grupo de espirituais que estava em conflito
obrigatório com a cidade terrena. Crendo que as igrejas católicas eram apóstatas, os novacianos
rejeitaram as ordenanças delas. A crença na
regeneração batismal era quase universal nesta época. Os novacianos
deram tanta importância à necessidade do
batismo ser ministrado por pessoa devidamente qualificada que rebatizavam os que vieram das igrejas
católicas.
Os Donatistas
Como os montanistas e
novacionistas, estavam preocupados principalmente com questões de disciplina. O movimento surgiu
após a perseguição de Diocleciano e
especificamente em relação ao que entregaram as Escrituras as
autoridades. Os donatistas insistiram
numa disciplina eclesiástica rigorosa e numa membresia pura.
Rejeitaram ministros indignos (os
"lapsi"traidores). O donatismo não trata dos caídos em geral e sim apenas da sorte dos bispos que
teriam consentido na entrega das Escrituras
imposta pelo primeiro edito de Dioclesiano. O simples fato de estar em comunhão
com um dos culpados bastava para
contrair mancha e tornar-se traídos, apóstata. Todos os sacramentos administrados ou recebido pelos
"traditores"eram considerados nulos. Quanto a regeneração batismal,
foram além dos católicos, crendo que a natureza humana de Cristo também precisava ser
purificada pelo batismo. Naturalmente rebatizaram os católicos que vieram a
eles como condição de comunhão.
Veja mais algumas dicas nesse vídeo para você não cair nas seitas e heresias
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